• Você sabe o que significa UX e UI? Se ainda não sabe, já ouviu falar ou tem alguma dúvida, dedicamos esse artigo a você! Confira a seguir.

    O que exatamente é o Design da Interface (UI) do usuário e o Design da Experiência (UX) do usuário e qual a diferença entre os dois?

    Simplificando, a interface do usuário é (UI) como as coisas parecem e o design da experiência (UX) é como as coisas funcionam. O UX é um processo, enquanto a UI do usuário é uma entrega. Vamos entender um pouco mais.

    Design da interface do usuário

    O design da interface do usuário (UI) é um campo extenso. Teoricamente, a interface do usuário é uma combinação de conteúdo, como documentos, textos, imagens, vídeos, etc., somado a formulário (botões, campos de texto, caixas de seleção, listas, design gráfico, etc.) e comportamento mediante a ação do usuário (exemplo: o que ocorre quando o usuário clica, arrasta, digita, etc.).

    É necessário ter bons olhos, muita prática e muita tentativa e erro para realizar um bom trabalho. O objetivo de um designer de interface do usuário é criar uma interface envolvente, bonita e que crie uma resposta emocional do usuário para tornar seus produtos mais atraentes.

    O usuário ao ter contato com a interface do portal, aplicativo ou qualquer outro produto, executará ações e funções que o levarão a uma espécie de jornada. Essa jornada precisa ser maravilhosa.

    O designer de aplicativos, por exemplo, é o artesão que projeta essa jornada. Para tanto, todas as informações contidas na tela do usuário precisam estar organizadas para que a interface seja de qualidade.

    É responsabilidade também do designer UI de guiar o usuário durante a negação, mudando, desviando ou prendendo a atenção do mesmo, seguindo as estratégias para alcançar os objetivos propostos daquela aplicação.

    Para a criação perfeita do UI, são realizados brainstorms, experimentações, testes e a compreensão do uso dos usuários ao longo da utilização do produto.

    Quando se tem um produto bem projetado, a taxa de retenção de usuários passa a ser mais alta.

    Aspectos importantes sobre UI

    • Em uma tela, as pessoas sempre lerão as letras maiores, mais ousadas e com maior brilho primeiro.

    É da natureza humana. Nossa atenção é programada de tal forma que o que for maior, mais ousado e brilhante, será visto primeiro. Só então que o olhar se move para as coisas menores, menos ousadas e menos brilhantes.

    • Importância do alinhamento

    O alinhamento é um aspecto fundamental do design da interface do usuário (UI). Um dos princípios do design é minimizar a quantidade de linhas de alinhamento, melhorando a legibilidade e tornando mais agradável aos olhos humanos.

    Sobre alinhamento, existem dois tipos, sedo o de borda e o de centro.

    O alinhamento de borda é onde todos os elementos têm um lado ou borda alinhados com uma única linha. Já o alinhamento de centro é quando os elementos estão alinhados pelo seus pontos médios.

    • Arquiteto de atenção

    O designer UI precisa chamar a atenção de seu usuário com o design e ao mesmo tempo prestar atenção a cada pequeno detalhe no projeto.

    O UI Design é sobre a maneira de personalizar a experiência para os usuários, orientando a atenção deles para coisas importantes e distintas.

    Isso irá ocorrer quando variações de tamanho de letra, ousadia, brilho, largura do traço e distância entre as letras, por exemplo, forem aplicadas.

    Experimentar cores, fontes, tons, ângulos, alinhamento, layout, etc., será crucial para arquitetar uma jornada do usuário positiva, chamando-o a atenção de diversas maneiras.

    O que significa UI já foi respondido, agora chegou a hora de entender sobre UX.

    Design de experiência do usuário

    O design de experiência do usuário (UX) é sobre a criação de experiências agradáveis e sem problemas.

    Elencamos 6 fatores importantes que compreendem a boa experiência do usuário

    • Usabilidade: motivo pelo qual o usuário está usando a aplicação, qual a funcionalidade principal e quais os ajustes devem ser realizados. Como reduzir o número de etapas dentro dos processos da aplicação, quais os objetivos do usuário com a mesma e como tornar a experiência mais agradável;
    • Perfil do usuário: identificação das características do usuário, o que eles desejam alcançar usando a aplicação. Para que essa identificação ocorra com sucesso, o entendimento do mercado e limitação do público-alvo é importante. Identificar a principal funcionalidade do produto e medir continuamente a satisfação que é entregue ao perfil do usuário identificado faz parte da boa experiência;
    • Permissões: é importante que o aplicativo móvel peça permissões para envio de notificações, pushs, serviços de localização, integrações com mídias sociais, e-mail, etc. As notificações de permissões devem ocorrer apenas quando o usuário estiver prestes a usar o recurso e não quando o mesmo abrir o aplicativo, por exemplo;
    • Forma versus função: o design nem sempre é sobre forma (cores, fontes, layout…), é também sobre funcionalidade. O olhar deve ser da função sobre a forma.
    • Consistência: consistência com a aplicação e a marca para não gerar confusão no usuário. Consistência não apenas em aparência, mas também em funcionalidade;
    • Simplicidade: aplicativos devem ser simples, ‘’à prova de avó’’, ou seja, mesmo para leigos em tecnologia, a aplicação deve ser simples e intuitiva no uso.

    Aspectos importes sobre UX

    • O lançamento de aplicações não devem conter manuais e tutoriais longos explicando como usá-lo. As informações devem chegar ao usuário de forma detalhada apenas quando forem necessárias. A criação de um design em que o usuário descubra em poucos segundos como utilizar a aplicação, utilizando dos princípios de design intuitivo são importantes para UX;
    • Confirmações frequentes são prejudiciais à experiência do usuário, sendo aconselhável apenas solicitar em fases determinantes do processo durante o uso.

    Recapitulando

    UI Design: User Interface Design (Design de Interface do Usuário) é forma pela qual uma pessoa interage e controla um website, software ou aplicativo. Seja por botões, menus ou qualquer elemento que permita essa interação. É tudo aquilo que é perceptível visualmente.

    UX Design: User Experience Design (Design da Experiência do Usuário) procura entender as necessidades, emoções, sentimentos e reações dos usuários. O objetivo é constatar as facilidades de uso, as percepções de valor do sistema e utilidades das tarefas para proporcionar a melhor experiência possível aos usuários.

    Na I9ME reunimos estes dois conceitos e aplicamos em todos os projetos que nos envolvemos. Em outras palavras, há um estudo minucioso sobre o projeto em si e seus usuários, com o propósito de entregar um produto final que seja, além de encantador, extremamente funcional.

    Esperamos que esse artigo tenha ajudado a compreender o que significa UX e UI.  E se ainda surgirem dúvidas, deixe seu comentário que ficaremos felizes em contribuir!

     “Design não é apenas o que parece e se sente. Design é como funciona”. Steve Jobs.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA!

    PEÇA UM ORÇAMENTO
    CATEGORIA(S)
    TAG(S)
    COMENTÁRIO(S)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *