Arquivos Marketing - I9ME Web & Design

Artigos da Categoria

  • 03/07
    Como gerar o efeito UAU
    0
    Características como usabilidade, preço justo e soluções que não tenham a necessidade de instalação já não são mais consideradas diferenciais causadores do efeito UAU. Elas já passaram a ser consideradas como características básicas e fundamentais na área, ou seja, já não são mais esses fatores que agregam valor ao usuário. Quando se trata de gerar o efeito UAU é necessário muito mais! Diante disso, quais são as práticas e cuidados que as empresas devem ter para conquistar o público-alvo e engajá-lo, afim de torná-lo apaixonado pela solução oferecida? Hoje, com o avanço da tecnologia, nos deparamos com milhares de plataformas que se propõem a resolver problemas de usuários, porém poucas conseguem de fato tornar a experiência incrível e fazer com que eles se apaixonem verdadeiramente.  

    Entenda como gerar o efeito UAU

    O efeito UAU é aquele que causa impacto nos clientes, chama atenção e não permite nem os olhos piscarem. Pode parecer exagero, mas este efeito é sinônimo de “experiência incrível”! Pra encontrar esse efeito é necessário ir além daquilo que os clientes já consideram como pré-requisitos - tem que ter inovação no sangue -. Com o intuito de entender como as empresas podem gerar valor, experiência incrível e entusiasmo, separamos algumas dicas para contribuir com o seu negócio. Confira!  

    FOCO DO USUÁRIO

    Alguns erros são comuns às empresas que buscam gerar o efeito UAU e um deles é o descuido com estratégias que prendem a atenção e o foco do usuário. Para evitar que isso aconteça, é importante que:
    • Estude o usuário antes de criar soluções para ele;
    • O foco de todos os envolvidos na criação do produto deve estar voltado ao usuário e não a interesses particulares da empresa;
    • A complexidade das soluções propostas deve estar alinhada com o nível de entendimento do usuário;
    • Antes de entregar a solução, certifique-se de que o MVP (mínimo produto viável) foi feito de forma completa para evitar que o produto pronto passe por mudanças constantemente;
    • É importante focar em um nicho específico, mas certifique-se de que o produto não resolva apenas problemas pontuais;
    • O foco da administração não deve ser apenas em aumento de faturamento.
     

    PENSAMENTO SISTÊMICO

    O pensamento sistêmico compreende um olhar sobre todo o contexto e não especificamente do indivíduo isoladamente. É uma maneira atual que a empresa deve ter para solucionar perspectivas mais complexas, unindo vários pontos de vista para uma visão multidimensional do problema. Ou seja, a empresa conseguira criar soluções sistêmicas a partir da união de perspectivas diferentes de cada área ao equilibrá-las. Quatro principais fatores para o desenvolvimento do pensamento sistêmico são:
    • Domínio pessoal: a capacidade de cada envolvido no processo em obter resultados que vão além dos interesses pessoais e da empresa e sim para todos que fazem parte da cadeia;
    • Modelos mentais: foco em melhoria continua e na quebra de paradigmas e crenças limitantes. Não há nada que não possa ser mudado ou questionado;
    • Visão compartilhada: apesar de desafiadora, a visão deve ser compartilhada com todos, que devem estar engajados com o que se deseja criar;
    • Aprendizado em equipe: é a capacidade de unir talentos individuais e transformá-las em aptidões coletivas.
     

    TIMES MULTIDISCIPLINARES

    Conhecidos também como times multifuncionais, as equipes multidisciplinares são compostas por profissionais de diferentes áreas, que através da sinergia, são capazes de resolver problemas de maneira excelente. Tratando do desenvolvimento de produtos que buscam gerar o efeito UAU no usuário, a combinação dos cinco profissionais listados a baixo, podem gerar proximidade entre a equipe e resultados espetaculares:
    • Designer;
    • Frontend;
    • Backend;
    • Analista de marketing;
    • Gerente de produto.
      Começar do jeito certo é a melhor escolha que a empresa deve fazer. Reduzir os erros e falhas no inicio do desenvolvimento do produto pode ser o fator determinante para que o produto chegue às mãos dos usuários de maneira impactante. Portanto, antes mesmo da empresa ‘’existir’’ de verdade, faça o maior número de testes e ajuste o MVP (como foi falado anteriormente!). O ponto de partida é entender o problema que se deseja resolver em sua profundidade e, só depois, criar estruturas das soluções. Uma conta muito utilizada para saber se vale a pena desenvolver essa estrutura do produto, é verificando se o retorno será de, no mínimo, 3 vezes mais que o valor investido na solução.  

    RESOLVER UM PROBLEMA

    Muito falado no mundo das Startups, a regra de ouro é focar em resolver um único problema de cada vez. Soluções muito complexas, que buscam resolver diversos problemas podem ocasionar a perda de foco da equipe, além de investimentos mais altos e exigir mais manutenção.  

    DEFINIR UM PROPÓSITO

    Tão importante quanto à definição do problema, deixar claro qual é o propósito da empresa acima dos lucros que deseja obter, é fundamental para gerar valor aos usuários e, consequentemente, conquistá-los. A definição do propósito contribuirá para o foco e priorização das atividades principais que permitirão a entrega da proposta de valor, além de motivar a equipe como um todo nos momentos difíceis da execução do projeto.  

    USABILIDADE

    Não podemos deixar de evidenciar os problemas de usabilidade das soluções propostas. Normalmente isso ocorre quando a fase de validação foi incompleta ou pouco qualitativa. É comum o usuário ter contato com o produto, experimentá-lo e ainda assim não se tornar cliente. Para solucionar esse problema, provavelmente será necessário revisar a usabilidade da ferramenta.
    • Identificar o perfil do usuário: coloque a mão na massa e conheça seus clientes. Quem toma a decisão de compra? Quem são os fãs do seu produto e quem irá divulga-lo? Qual o perfil de usuário constante do seu produto? Identifique os comportamentos comuns a esse público! De qual dor eles sofrem? O que eles esperam que seu produto resolva?
    • Observar como o usuário utiliza o produto: seja por vídeos ou presencialmente, veja como as pessoas utilizam o produto pela primeira vez. Anote as dores observadas nos usuários para aprimorar o produto;
    • Reduzir funcionalidades: elimine as funcionalidades que são utilizadas por 1% dos usuários, que muitas das vezes não geram receita e geram desgaste e consomem tempo. O que ficar será a essência do produto!
    • Validar com usuários: tudo é hipotético. Ao se comunicar com o usuário, o risco de lançar um produto que não será usado por ninguém diminui consideravelmente. Além disso, seus usuários estarão dispostos a pagar por ele? Quanto melhor for a validação com os usuários, rever soluções, simplificar os processos, melhorar a usabilidade e acompanhar os resultados, maiores serão as chances de entregar o produto certo ao público desejado.
     

    Moral da História

    O efeito UAU é consequência de muito trabalho e dedicação, sempre focando no usuário e nas necessidades que eles desejam que sejam atendidas. Para isso, aconselhamos sempre estudar muito bem o seu público, imergir de cabeça nos problemas e, então, encontrar soluções totalmente novas. Só assim você fará com que todos fiquem de boca aberta!   A I9ME quer saber se algum produto, marca ou serviço já fez você sentir essa sensação. Se sim, compartilhe com a gente aqui nos comentários.
  • 25/09
    As soluções do marketing para quem está começando um novo negócio
    0
    BLOG I9ME - Desafios de quem está abindo um novo negócio Este é o primeiro artigo do nosso blog e para inaugurar a novidade escolhemos um assunto o qual já vivenciamos, "as soluções do marketing para quem está começando um novo negócio". O texto aborda os principais desafios de quem apostou no empreendedorismo e lançou-se no mercado, mas agora vê o seu sonho de ser patrão se misturar com o pesadelo da falta de tempo com a família e amigos, somado à uma receita ainda abaixo do planejado. Marketing paga novo negócioEntrar em um mercado e manter-se nele nunca foi e jamais será uma conquista fácil. Na esteira das dificuldades destacamos questões como o embate com a concorrência, a falta de clientes e o anonimato da marca. Por mais que o empreendedor tenha se preparado para este momento, depois que ele abre as portas não lhe sobra mais tempo, por tanto,  sozinho, fica difícil de se ter um radar rastreando constantemente possíveis gargalos prejudiciais ao seu negócio, seja por um uma questão de precificação, localização, comunicação, entre outros. Para conquistar um mercado, apenas ter um bom produto ou serviço não basta, esse é apenas o primeiro "P" do marketing e também o motivo pelo qual toma-se a decisão de empreender. É necessário também muita pesquisa e planejamento, com foco nas características dos clientes, mapeamento de mercado e estudo da concorrência, com base nisso é que se baliza questões como o preço de determinado produto e qual a praça para a sua distribuição, respectivamente o segundo e o terceiro "P" do Marketing. Com a posse de informações estratégicas sobre o cliente e a praça, é hora de o mercado conhecer a empresa e os produtos e/ou serviços que ela entrega, promovendo-os através dos meios e mensagens mais adequados ao público-alvo. Recomenda-se a criação de um bom plano de branding, onde nele será estabelecido o posicionamento da marca, quais as suas características físicas e emocionais, que imagem ela terá e que mensagem ela dirá. Além da marca, deve-se ter uma estratégia de comunicação para os seus produtos, enaltecendo os seus diferenciais e vantagens. Essas são as ações de promoção, e com ela nós concluímos o quarto dos 4 "P's" do Marketing. E se você pudesse se dedicar-se, exclusivamente, à operação do seu negócio sem ter que se preocupar com tantas outras coisas? Certamente, teria infinitamente mais chances de fazer tudo acontecer conforme o planejado, economizando assim tempo, dinheiro e esforço. Nós da I9ME Web & Design, conhecemos de perto cada uma dessas áreas e existimos com o propósito de solucionar os problemas de lançamento de um novo negócio, através das soluções encontradas na esteira do marketing. Dentre os quais, nós destacamos três deles: A o branding, a presença on-line e a força de vendas.
    • Branding: Pesquisa e planejamento para criação e posicionamento de uma marca, projeto de identidade visual, design gráfico para criação de anúncios;
    • Presença Digital: construção de projeto de presença digital que conta com o desenvolvimento de sites, e-commerce (loja virtual), blogs, otimização para mecanismos de busca – SEO, UX / UI design e Arquitetura de Conteúdo;
    • Força de Vendas: desenvolvemos ferramentas e plataformas digitais voltadas para a gestão de atendimento, relacionamento e vendas.
    UX / UI / Planejamento maketing para novo negócio - I9ME WEB & DesignA I9ME tem khow-hall e experiência para lidar com esse tipo de desafio e por isso, nossa proposta é apoiá-lo através de um trabalho pautado em resultados para que você possa seguir seu sonho com segurança, sempre olhando para frente e superando qualquer desafio.