• Confira nesse artigo a aplicação da proporção áurea em web design e sua relação com o design UX.

     

    Como visto no artigo O que significa UX e UI, o design UX exige criatividade e ideias bem testadas, mas também perfeição e equilíbrio natural.

     

    Se você deseja surfar na mesma onda que Leonardo Da Vinci, Salvador Dali entre outras pessoas criativas e extraordinariamente geniais, então precisa entender o que todas elas têm em comum: o uso da proporção áurea em seus projetos.  

    Abordaremos aqui o por quê e como usar a proporção áurea no design da web para obter uma interface bem equilibrada e fazer com que as pessoas desfrutem ainda mais da experiência com o produto.

    Grande parte dos métodos e conceitos de arquitetura, engenharia, arte, etc., vieram dos antigos gregos, que foram um dos primeiros a descobrir uma bela assimetria encontrada na natureza: árvores, flores, animais, pessoas, etc. Eles expressaram esse fenômeno com a letra grega phi, mas hoje, nós chamamos de proporção áurea.

    Desde então, artistas, arquitetos, desenhistas, entre outros profissionais, buscam compreender as proporções e aplicar a na essência a proporção áurea no desenvolvimento de seus projetos. Isso porque quando utilizada, traz ao produto, entre outros fatores, uma estética agradável.

    Já parou para pensar que formamos opiniões em relação à beleza estética do rosto de algumas pessoas, sendo mais bonito que outros? Isso acontece de forma inconsciente no nosso cérebro, mas a realidade é que a localização e proporção das sobrancelhas, nariz, boca, olhos, etc., dessas pessoas está proporcional à proporção áurea.

    Há muitos anos, a proporção áurea é usada para determinar o formato dos cartões de crédito, livros, móveis, design de interiores, decoração das placas nos restaurantes, etc. Você vê isso no painel do Twitter, em Pirâmides de Gizé, em Da Vinci, no logotipo do Google, Pepsi, Apple, etc. Está literalmente em todos os lugares que você olha.

    Às vezes, não sabemos realmente porque escolhemos uma determinada coisa em detrimento de outra, mas, na maioria dos casos, se começarmos a medir a proporção, veremos que os modelos de proporção áurea são os preferidos.


     O mesmo acontece com o design do UX. As páginas da Web têm uma aparência mais clássica e equilibrada quando os designers de UX usam a proporção áurea no design web.

    Projetos que contemplem a aplicação desse conceito, tornam-se agradáveis aos olhos do usuário inconscientemente. Imagens, blocos de texto, barras laterais, botões, etc., quando bem aplicados formam o design perfeito, com usuários que se sentem à vontade para navegar e interagir com o site, por exemplo, já que as proporções lhe são familiares em muitas obras de arte conhecida, construções clássicas e à própria natureza.

    A aplicação da proporção áurea no design web, o torna atraente aos espectadores e, inconscientemente, o layout do site parece perfeito para eles, além de familiar. Isso faz com que estejam muito mais propensos a ler e visualizar seu site em profundidade.

    A proporção áurea em web design também é usada para equilibrar o conteúdo pesado, criar hierarquia e atrair os olhos dos usuários para áreas específicas. 

    Este é um dos gatilhos que você pode usar da neurociência em seus trabalhos e brincar com diferentes partes do cérebro do usuário.

    Matemática e ciência são fundamentais, além de incríveis! Elas nos ajudam a descobrir coisas desconhecidas e entender melhor a nós mesmos e ao nosso público-alvo. Como discutimos anteriormente, a maioria dos projetos esteticamente agradáveis ​​tem matemática em comum. Vamos ver mais em detalhes o que é a proporção áurea no design da web e quais são os números por trás dela.

    Regra de ouro em web design: matemática e beleza

    A proporção áurea é conhecida pelas proporções 1: 1,618.

    O retângulo de ouro é a forma mais usada para visualizar a proporção áurea, mas você também pode usar círculos e triângulos de maneira muito semelhante.

     

     

    Como visto na figura acima, você pode criar uma forma aproximada de espiral com círculos e esses círculos se encaixam perfeitamente dentro de um sistema de retângulos. É esteticamente atraente a aparência e tende alcançar a harmonia visual.

    Muitos designers usam o conceito da proporção áurea, porém há um grande número que não utiliza. Cabe ao designer escolher, principalmente com base nos conhecimentos já adquiridos e pela intimidade ou não com números e cálculos. Quem utiliza é porque provavelmente procura a perfeição na entrega e para ter certeza de que o design feito está qualitativo, bem pensado e calculado, ele aplica a proporção áurea.

    Agora vamos ver como a proporção áurea pode ser usada em outros elementos de design: 

    • TIPOGRAFIA

    Se você quiser usar a proporção áurea, é importante implementá-la também em seus elementos de design gráfico tipográficos . Por exemplo, digamos que você esteja usando uma fonte de 10 caracteres para o corpo do texto. Usando a proporção áurea, você pode determinar o melhor tamanho para os títulos multiplicando o número de texto do corpo por 1,618. Então, no nosso caso, será 10 * 1.618 = 16,18, que você pode arredondar para fonte 16. A combinação de 10 e 16 parece muito legal e, ao mesmo tempo, é bom para o design UX, pois você pode ver claramente o título.

    • IMAGENS

    É sobre como você corta as fotos e como as dimensiona. 

    Ao recortar fotos com a proporção áurea em mente, você também poderá considerar usar a espiral como um guia para a composição da foto.

     

     

     

     

     

     

    Por exemplo, você pode cortar uma foto em proporções áurea de forma que o ponto focal principal da imagem esteja no centro da espiral correspondente.

     

     

    • LOGOTIPO

    Você também pode usar a proporção áurea em branding. Mesmo que o logotipo em si não tenha o formato de um retângulo ou do triângulo do conceito de proporção áurea, ele ainda pode empregar elementos que usam proporções áurea.

     

     

     

     

     

     

     

    • LAYOUT

    A proporção áurea também é usada para dividir o espaço entre o corpo do site e a barra lateral. O princípio é o mesmo, o corpo é 1.618 vezes maior que a barra lateral.

    Está interessado em saber mais sobre proporção áurea em Web Design, assine a nossa newsletter e receba informações exclusivas sobre esse universo! E não deixe de acompanhar nossas redes socias, sempre com informações atuais e tudo o que está rolando no mundo digital.

     

    SOLICITE UM ORÇAMENTO AGORA!

    PEÇA UM ORÇAMENTO
    CATEGORIA(S)
    TAG(S)
    COMENTÁRIO(S)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *